O CHARME E SOFISTICAÇÃO DO ESPELHO VENEZIANO

O CHARME E SOFISTICAÇÃO DO ESPELHO VENEZIANO

HISTÓRIA

O espelho veneziano surgiu no século XIV em Veneza. Era um produto inovador de design, que unia vidro e chapas de metal, portanto, muito caro para ser adquirido. O vidro muitas vezes utilizado, era o cristal lapidado, o que lhe dava uma aparência de glamour e sofisticação.

Em 1660, Luís XIV ordena que um dos seus ministros suborne artesãos venezianos para obter o segredo do espelho. A confirmação do plano vitorioso podemos constatar na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, feita no padrão veneziano de fabricação.

Os valores artísticos dos espelhos venezianos estão presentes em castelos, palácios e museus. Quando esses espelhos são originais e não réplicas atingem valores altíssimos em leilões ou vendas diretas.

NOS DIAS DE HOJE

A indústria moderna trabalha a reprodução do espelho veneziano em nova roupagem, com acabamentos diversos.

Hoje, são utilizados em vários ambientes como: hall de entrada, salas de estar, salas de jantar, quartos, lavabos e composições em diversos tamanhos e modelos em uma única parede.

pinterest

Na sala de estar ele pode ser posicionado em cima de um aparador como destaque ou junto com outros quadros formando um composé atrás de um sofá.

Pinterest

Este modelo de espelho fica bem em diferentes estilos de ambientes. Caso o lugar escolhido para colocá-lo seja pequeno, ele pode transformar-se em destaque do espaço, como no hall de entrada de um apartamento, por exemplo, ficando posicionado em frente à porta do elevador.

Pinterest

Não existem regras de qual decoração combina mais com espelho veneziano, isso depende muito do gosto de cada um.

Na Arte e Frames você encontra vários modelos de espelhos.

Aguardamos sua visita!

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/espelho-veneziano-na-decoracao/

Deixe uma resposta

Fechar Menu